Iscas de Jacaré
A leveza da carne e sua versatilidade, que vai de uma simples isca para comer acompanhada de limão e uma cervejinha, até pratos sofisticados da alta gastronomia, estão encantando os paladares ávidos pelo diferente.
O Jacaré rende 11 tipos de cortes, entre eles, filés de cauda, lombo, dorso e mignon, coxa e ponta de cauda. Um dos principais fornecedores de carne de jacaré no mercado interno está em Corumbá, no coração do Pantanal. A Caimasul se dedica à criação comercial de jacarés em cativeiro da espécie Caiman yacare. Prontos para abate somam cerca de 25 mil animais produzindo 100 toneladas de carne. E praticamente tudo é aproveitado, dos subprodutos são produzidos embutidos, hambúrguer e patês.
Receitas de Iscas de Jacaré
STROGONOFF DE ISCAS DE JACARÉ
Ingredientes:
- 400g de iscas de jacaré
- 100g de molho de tomate
- 60g de cebola roxa
- 5g de alho
- 100g de creme de leite fresco
- 50g de ketchup
- 1g de pimenta do reino
- 2g de páprica doce
- 50g de manteiga
- 1g de noz moscada
- 50ml de cachaça
- Sal e salsinha à gosto
Modo de preparo:
Tempere o jacaré com sal, pimenta do reino, noz moscada e páprica. Em uma frigideira, refogue na manteiga as iscas de jacaré e coloque a cachaça para flambar. Após isso, reserve a carne.
Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, e em seguida adicione o molho de tomate, o ketchup, e volte o jacaré para a frigideira. Deixe cozinhar por uns 20min em fogo baixo. Se necessário adicione um pouco de água morna.
Finalize com o creme de leite fresco. Mexa bem e deixe encorpar um pouco o molho. Corrija o sal caso necessário, salpique salsinha e sirva.
Fonte: @caimasuloficial
ESTROGONOFE DE JACARÉ FLAMBADO NA CACHAÇA
Ingredientes:
- 1kg de iscas de jacaré
- 2 Colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 2 caixinhas de shimeji cinza
- 1/2 copo de cachaça
- 1 cebola picada
- 100g de cebolas pérolas branqueadas
- 250g de castanha-do-brasil para tirar o leite
- 1 colher (sopa) de nata
- 1 colher (sopa) de páprica
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 100ml de molho de tomate
- 1 colher de mostarda escura
- Tomatinhos cereja para decorar
- Noz-moscada a gosto
- Flores comestíveis para decorar
- Sal a gosto
- Salsinha picada
Modo de fazer:
Primeiro tire o leite das castanhas: processe-as no liquidificador com 1 copo de água, passe numa peneira e reserve o leite. O bagaço pode ser guardado para preparar bolos, recheios e até uma farofa para acompanhar o estrogonofe. Tempere as iscas de jacaré com o sal, pimenta do reino, noz-moscada e páprica. Numa frigideira alta salteie o jacaré, e coloque a cachaça para flambar, reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola e em seguida adicione os cogumelos, o molho de tomate, a mostarda e o leite da castanha. Finalize com a nata, ajuste o sal e, por último, salpique salsinha picada por cima. Sirva com mandioca frita, arroz branco e a farofinha de bagaço da castanha.
Fonte: https://blogs.correiobraziliense.com.br/lianasabo/ja-comeu-estrogonofe-de-jacare/